Hoje nós queremos publicar um relato de atendimento de um dos nossos amigos internautas.
Esta situação aconteceu esta semana e o Paulo fez questão de compartilhar com a gente.
O Paulo recebeu da mãe a missão de comprar um ferro de passar roupa, a única exigência era que o ferro tivesse um cabo que não derretesse se por acidente encostasse na base quente do ferro, aparentemente nada muito complicado não é?
Bom, lá foi o Paulo as comprar, na primeira loja ele achou um ferro elétrico que poderia ser adequado, mas quando perguntou para a vendedora sobre as qualidades do fio, a vendedora disse que não sabia, mas que iria perguntar, como sua colega de trabalho também não tinha conhecimento do produto, ela retornou dizendo que não tinha esta informação e que este era o único ferro elétrico disponível na loja.
Claro que o Paulo saiu de lá e foi direto para a loja concorrente que inclusive ficava no mesmo quarteirão.
Na loja seguinte, o Paulo se deparou com o mesmo produto e com a mesma dúvida. Neste caso, o vendedor também não tinha conhecimento do produto e ainda disse que provavelmente o produto procurado poderia ser encontrado em um outro concorrente.
E lá foi o Paulo para a terceira loja. Chegando na próxima loja com os mesmos questionamentos o vendedor lhe disse que os ferros antigos tinham esta diferenciação em que alguns não possuiam o cabo que não derrete, mas que atualmente todos utilizam esta mesma tecnologia e que ele poderia levar o ferro elétrico tranquilo que sua necessidade seria atendida pelo produto.
Paulo finalmente ficou seguro para comprar o produto solicitado pela sua mãe.
Detalhe: o produto comprado por Paulo é exatamente o mesmo que ele tentou comprar nas outras lojas, o preço segundo ele não tinha grande diferenciação pois todas as lojas estavam com preços promocionais. O Paulo infelizmente perdeu tempo e teve que passar por três lojas antes de encontrar o produto desejado. Já a loja que treinou seu vendedor adequadamente ganhou a compra e com certeza um novo cliente.
E você tem treinado sua equipe? Seu vendedor sabe identificar e sanar as necessidades do seu cliente?
Quantos clientes você tem perdido para o seu concorrente por falta de preparado?
Pense nisso!! Até a próxima!
AGRADEÇO AO BLOG POR PRESTAREM ESSAS INFORMAÇÕES E EXPLANAÇÕES SOBRE A VENDA E O PRODUTO, POIS SÃO COMUNS ÁS VEZES QUE NÓS, OS CONSUMIDORES, PRECISAMOS QUE O VENDEDOR TENHA TOTAL ENTENDIMENTO DO PRODUTO QUE ESTÁ VENDENDO PARA QUE POSSAMOS COMPRÁ-LO COM SEGURANÇA. SEM DIZER QUE A VONTADE DO VENDEDOR EM VENDER HOJE EM DIA AJUDA MUITO O CLIENTE A EFETUAR COMPRA. CONTINUEM ASSIM.
ResponderExcluirCatarina e Nagahama,
ResponderExcluirparabéns pelo blog!
uma dica: visite o site da anthropos - o Marins é um cara muito bom... Já tive o prazer participar de uma palestra dele.
vejam o link com vários pequenos vídeos:
http://www.anthropos.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=784&Itemid=84
bjos,
Raingá ;-)
Pois é, ta ai mais uma prova de que encontramos produtos iguais, ou muito parecidos, em várias lojas. O que vai fazer o cliente se interessar pelo SEU produto e pela SUA loja, é o atendimento que a equipe de vendas vai proporcionar para este cliente. Querendo ou não, hoje em dia, o produto é apenas um mero detalhe, o que cativa o cliente é o atendimento que ele recebe.
ResponderExcluirQuando o vendedor passa confiança ao seu cliente mostrando que entende realmente do produto que está vendendo, é outra coisa. Muitas vezes passamos por situações parecidas, situações em que seria obrigação o vendedor ter conhecimento, coisas simples que nos causa certa indignação. Atendimento é tudo!
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