quinta-feira, 14 de julho de 2011

Seu Cliente Satisfeito Pela Sua Empresa ou Pelo Seu Concorrente

Hoje nós queremos publicar um relato de atendimento de um dos nossos amigos internautas.
Esta situação aconteceu esta semana e o Paulo fez questão de compartilhar com a gente.
O Paulo recebeu da mãe a missão de comprar um ferro de passar roupa, a única exigência era que o ferro tivesse um cabo que não derretesse se por acidente encostasse na base quente do ferro, aparentemente nada muito complicado não é? 
Bom, lá foi o Paulo as comprar, na primeira loja ele achou um ferro elétrico que poderia ser adequado, mas quando perguntou para a vendedora sobre as qualidades do fio, a vendedora disse que não sabia, mas que iria perguntar, como sua colega de trabalho também não tinha conhecimento do produto, ela retornou dizendo que não tinha esta informação e que este era o único ferro elétrico disponível na loja.
Claro que o Paulo saiu de lá e foi direto para a loja concorrente que inclusive ficava no mesmo quarteirão.
Na loja seguinte, o Paulo se deparou com o mesmo produto e com a mesma dúvida. Neste caso, o vendedor também não tinha conhecimento do produto e ainda disse que provavelmente o produto procurado poderia ser encontrado em um outro concorrente.
E lá foi o Paulo para a terceira loja. Chegando na próxima loja com os mesmos questionamentos o vendedor lhe disse que os ferros antigos tinham esta diferenciação em que alguns não possuiam o cabo que não derrete, mas que atualmente todos utilizam esta mesma tecnologia e que ele poderia levar o ferro elétrico tranquilo que sua necessidade seria atendida pelo produto.
Paulo finalmente ficou seguro para comprar o produto solicitado pela sua mãe.
Detalhe: o produto comprado por Paulo é exatamente o mesmo que ele tentou comprar nas outras lojas, o preço segundo ele não tinha grande diferenciação pois todas as lojas estavam com preços promocionais. O Paulo infelizmente perdeu tempo e teve que passar por três lojas antes de encontrar o produto desejado. Já a loja que treinou seu vendedor adequadamente ganhou a compra e com certeza um novo cliente.

E você tem treinado sua equipe? Seu vendedor sabe identificar e sanar as necessidades do seu cliente?
Quantos clientes você tem perdido para o seu concorrente por falta de preparado?

Pense nisso!! Até a próxima!


4 comentários:

  1. AGRADEÇO AO BLOG POR PRESTAREM ESSAS INFORMAÇÕES E EXPLANAÇÕES SOBRE A VENDA E O PRODUTO, POIS SÃO COMUNS ÁS VEZES QUE NÓS, OS CONSUMIDORES, PRECISAMOS QUE O VENDEDOR TENHA TOTAL ENTENDIMENTO DO PRODUTO QUE ESTÁ VENDENDO PARA QUE POSSAMOS COMPRÁ-LO COM SEGURANÇA. SEM DIZER QUE A VONTADE DO VENDEDOR EM VENDER HOJE EM DIA AJUDA MUITO O CLIENTE A EFETUAR COMPRA. CONTINUEM ASSIM.

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  2. Catarina e Nagahama,
    parabéns pelo blog!
    uma dica: visite o site da anthropos - o Marins é um cara muito bom... Já tive o prazer participar de uma palestra dele.
    vejam o link com vários pequenos vídeos:
    http://www.anthropos.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=784&Itemid=84
    bjos,
    Raingá ;-)

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  3. Pois é, ta ai mais uma prova de que encontramos produtos iguais, ou muito parecidos, em várias lojas. O que vai fazer o cliente se interessar pelo SEU produto e pela SUA loja, é o atendimento que a equipe de vendas vai proporcionar para este cliente. Querendo ou não, hoje em dia, o produto é apenas um mero detalhe, o que cativa o cliente é o atendimento que ele recebe.

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  4. Quando o vendedor passa confiança ao seu cliente mostrando que entende realmente do produto que está vendendo, é outra coisa. Muitas vezes passamos por situações parecidas, situações em que seria obrigação o vendedor ter conhecimento, coisas simples que nos causa certa indignação. Atendimento é tudo!

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