quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Boa noite...
Mal acaba um mês, e lá vem ela novamente, a inatingível, a desesperadora, a aterrorizante META, só de ouvir a palavra já dá arrepio, mas pra tudo na vida devemos traçar objetivos, e nas vendas a meta é indispensável, através dela é mais fácil superarmos os limites, e termos exito. Segue um vídeo inspirado no filme a Era do Gelo, que fala tudo sobre objetivo e foco.

Tudo na vida é difícil, mas com regras, objetivos, determinação e comprometimento, as coisas tornam-se mais simples. Lembrem-se de pequenos grãos de areias são feitos os desertos. E pequenas ações resultam em grandes resultados...Um ótimo restinho de semana!!!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Boa noite!!!
A semana passada falamos sobre organização, da importância de uma agenda, e de como o tempo voa, portanto, pesquisei e achei um vídeo muito interessante sobre como valorizar nosso tempo. Como ter tempo, para o trabalho, família, amigos, saúde e a nossa espiritualidade, segue as dicas no vídeo abaixo:
Espero que tenham gostado.
Uma ótima semana, com feriado e tudo!!!

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Organização é tudo!!!

Boa noite
Segue um vídeo mostrando o dia a dia de um trabalhador sobrecarregado, família, amigos e trabalho.


Se por um mero acaso você se identificou com "nosso amigo"do vídeo, está na hora de rever os seus conceitos. Para amanhã vamos postar um vídeo, que nos ajuda a administrar melhor nosso tempo.Abraço.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Você conhece seu estoque??

Nada como uma segunda-feira pra colocar a casa em ordem. O início da semana é sempre mais tranquilo, então   uma ótima dica é arrumar o estoque, é muito importante conhecermos nosso estoque,o que quero dizer é saber se temos determinado produto, qual a quantidade, qual o tamanho, se o mesmo se encontra na vitrine. Quantos vendedores já perderam venda achando que não tinha um produto, e logo que o cliente foi embora, o vendedor encontra e fica desesperado, pois perdeu uma venda.
É de suma importância conhecer o nosso estoque, e uma dica que dou aos gerentes, é que ao treinar um novo vendedor deixe ele ao menos uma semana só na organização do estoque, isso facilitará muito, no conhecimento de produto, e agilidade na hora da venda. Uma abençoada semana a todos e boas vendas!!!!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Gerente Minuto

Boa noite!!!
Terminei de ler o livro Gerente Minuto, muitos devem ter lido ou ouvido falar, pra quem não conhece segue a dica: LEIAM. O livro é ótimo, nos mostra a melhor maneira de valorizar nosso tempo, nos auxilia no modo que trabalhamos,  de como lidamos com pessoas e principalmente separar o trabalho da vida pessoal e vice-versa.
Para os autores, Kenneth Blanchard e Dr. Spencer Johnson, um pequeno "lembrete" pode modificar nossas atitudes:
"Reserve um Minuto:
Examine Seus Objetivos
Examine Seu Desempenho
Verifique se Seu Comportamento
Está de Acordo com Seus Objetivos".
Eles aconselham anotar esse "lembrete" na agenda, ou em um mural para nunca esquecermos.
Pequenas mudanças de pensamentos podem nos gerar bons frutos...Pensem nisso.
Um ótimo fim de semana e até a próxima.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Entrevista Silvio Santos 1987

Boa noite!!!


Hoje vou escrever sobre um grande ídolo, uma pessoa que cresci assistindo os programas, uma pessoa que cativou o Brasil com sua humildade, sabedoria e simpatia, Silvio Santos, eu já o admirava, mas depois dessa entrevista virei mais fã ainda.
Apesar do nosso blog ser mais direcionado para o comércio, não pude deixar de postar esse vídeo, pois é uma lição pra todas as profissões. Segue uma pequena entrevista que aconteceu em 1987, muitos dos que acompanham nosso blog acredito que nem eram nascidos ainda, mas com certeza vão compreender o que quero passar pra vocês.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Palestra Daniel Godri em Maringá...


Boa noite!!!
Acontecerá em Maringá no próximo dia 30, uma palestra com Daniel Godri, ele é excelente, já postamos vídeos dele aqui no blog, ele aborda vários temas, tais como,  atendimento ao cliente, auto conhecimento, motivação, liderança, entre outros, hoje escolhemos um vídeo que ele relata muito bem a nossa "correria"diária e como não desanimarmos diante dos obstáculos encontrados.






quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Você sabe contornar as objeções??

Recebemos mais um e-mail relatando uma experiência, de falta de argumento e conhecimento do produto por vendedores de lojas muito bem conceituadas.
Ana foi com sua mãe em uma loja de sapatos bem conhecida em nossa cidade, Maringá - Paraná, enquanto sua mãe provava um sapato que estava em promoção, por ser um modelo do ano passado, surgiu a dúvida que foi perguntada pra vendedora: será que esse modelo vai usar este ano, ou "caiu"de moda? A vendedora, ridiculamente, argumentou que o modelo iria usar sim, pois tinha "furinhos". Enquanto isso, a Ana provava um outro sapato da coleção atual, e por  também trabalhar na área de vendas indagou irônica: Então acho que não vou levar o sapato que estou provando, pois o meu não tem furinhos e, sendo assim, está fora de moda. Ou seja, por falta de argumentos, ansiedade e pressa para fechar a venda,  a vendedora "matou" uma venda certa.


quinta-feira, 21 de julho de 2011

Marketing boca a boca, ainda o melhor marketing!!!


Seguindo a dica do nosso amigo internauta Raimundo Passos, segue um vídeo do professor Marins, falando do famoso marketing boca a boca, lembrando sempre que um cliente satisfeito fala pra 5, o insatisfeito fala pra 25, o que você quer para sua empresa???



segunda-feira, 18 de julho de 2011

"Trabalhe em algo que você realmente goste, e você nunca mais precisará trabalhar na vida."

Boa noite, hoje recebemos do internauta Marco Aurélio um texto muito interessante, e resolvemos publicá-lo, tem várias dicas uteis para nosso cotidiano. Boa leitura.
O texto a seguir foi escrito por Nizan Guanaes, na qualidade de paraninfo de formatura de uma turma da Faap. Nizan é dono da DM9, a empresa que tanto sucesso fez com a campanha dos bichinhos da Parmalat, da Assolan, do Banco Itaú, entre outras. Depois que ele começou a divulgar a Assolan, nem se ouviu mais falar da Bombril. 
“Dizem que conselho só se dá a quem pede. E, se vocês me convidaram para paraninfo, estou tentado a acreditar que tenho sua licença para dar alguns. Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a que seja, aqui vão alguns, que julgo valiosos:

Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro.


Ame seu ofício com todo o coração.

Persiga fazer o melhor.

Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência. Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro, Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro, Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro e, geralmente os que só pensam nele não o ganham. 

Porque são incapazes de sonhar.

E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma.

A propósito disso, lembro-me de uma passagem extraordinária, que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: “Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo.” E ela responde: “Eu também não, meu filho”. Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar em realizar, tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna;

Meu segundo conselho: pense no seu País. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal, é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo. O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada. Os pobres vivem como bichos, e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chega a viver como homens. Roubam, mas vivem uma vida digna de Odorico Paraguassu. Que era ficção, mas hoje é realidade, na pessoa de Geraldo Bulhões, Enilma e Rosangela, sua concubina. Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito. É exatamente isso que está escrito na carta de Laudiceia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito. É preferível o erro à omissão. O fracasso, ao tédio. Escândalo, ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso.

Colabore com seu biógrafo. Faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido. Tendo consciência de que, cada homem foi feito para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma revolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado, para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, e caminhar sempre, com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra.

Não use Rider, não dê férias a seus pés. Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: Eu não disse! Eu sabia.

Toda família tem um tio batalhador e bem de vida. E, durante o almoço de domingo, tem que aguentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo que ele faria, se fizesse alguma coisa.

Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa de bar. Pessoas que falam coisas fantásticas toda sexta de noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, porque não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar.

Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. De 8 às 12, de 12 às 8 e mais se for preciso. Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a morada do demônio, e constrói prodígios.

O Brasil, este país de malandros e espertos, da vantagem em tudo, tem muito que aprender com aqueles “trouxas” dos japoneses. Porque aqueles “trouxas” japoneses que trabalham de sol a sol construíram, em menos de 50 anos, a segunda maior mega-potência do planeta. Enquanto nós, os “espertos”, construímos uma das maiores impotências do trabalho. Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida, porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas, mas o tempo, que é mesmo o senhor da razão, vai bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão. E isso se chama sucesso.”


Nizan Guanaes “TRABALHE EM ALGO QUE VOCÊ REALMENTE GOSTE, E VOCÊ NUNCA PRECISARÁ TRABALHAR NA VIDA.”

domingo, 17 de julho de 2011

Vencer = Não Desistir

Boa noite!!!!!

Aproveitei o final de semana para por em dia a leitura, estou lendo "Tropa de Elite de Vendas - Como Formar, Treinar e Motivar Equipes de Vendas Para Dominar Mercados" livro de Luis Paulo Luppa, mesmo autor de "O Vendedor Pit Bull", entre diversas passagens interessantíssimas do livro gostaria de citar uma que me chamou a atenção:

"O covarde nunca tenta. O fracassado nunca termina. O vencedor nunca desiste...
...Um pai estava conversando com seu filho, tentando convencê-lo a não deixar os estudos...
... Então o pai começou a citar:
- Pense em todos os grandes líderes da história que nunca desistiram. Abraham Lincoln não desistiu, Thomas Edison não desistiu, Madre Teresa de Calcutá, Gandhi, Calvin Smith...
- Quem? - quis saber o filho. - Quem é esse Calvin Smith?
- Tá vendo só! Desse você não lembra não é?
- Bem... Ele desistiu - respondeu o pai...."

Bom... não preciso falar mais nada né...

Boa noite e boa semana a todos os vencedores!!!!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Seu Cliente Satisfeito Pela Sua Empresa ou Pelo Seu Concorrente

Hoje nós queremos publicar um relato de atendimento de um dos nossos amigos internautas.
Esta situação aconteceu esta semana e o Paulo fez questão de compartilhar com a gente.
O Paulo recebeu da mãe a missão de comprar um ferro de passar roupa, a única exigência era que o ferro tivesse um cabo que não derretesse se por acidente encostasse na base quente do ferro, aparentemente nada muito complicado não é? 
Bom, lá foi o Paulo as comprar, na primeira loja ele achou um ferro elétrico que poderia ser adequado, mas quando perguntou para a vendedora sobre as qualidades do fio, a vendedora disse que não sabia, mas que iria perguntar, como sua colega de trabalho também não tinha conhecimento do produto, ela retornou dizendo que não tinha esta informação e que este era o único ferro elétrico disponível na loja.
Claro que o Paulo saiu de lá e foi direto para a loja concorrente que inclusive ficava no mesmo quarteirão.
Na loja seguinte, o Paulo se deparou com o mesmo produto e com a mesma dúvida. Neste caso, o vendedor também não tinha conhecimento do produto e ainda disse que provavelmente o produto procurado poderia ser encontrado em um outro concorrente.
E lá foi o Paulo para a terceira loja. Chegando na próxima loja com os mesmos questionamentos o vendedor lhe disse que os ferros antigos tinham esta diferenciação em que alguns não possuiam o cabo que não derrete, mas que atualmente todos utilizam esta mesma tecnologia e que ele poderia levar o ferro elétrico tranquilo que sua necessidade seria atendida pelo produto.
Paulo finalmente ficou seguro para comprar o produto solicitado pela sua mãe.
Detalhe: o produto comprado por Paulo é exatamente o mesmo que ele tentou comprar nas outras lojas, o preço segundo ele não tinha grande diferenciação pois todas as lojas estavam com preços promocionais. O Paulo infelizmente perdeu tempo e teve que passar por três lojas antes de encontrar o produto desejado. Já a loja que treinou seu vendedor adequadamente ganhou a compra e com certeza um novo cliente.

E você tem treinado sua equipe? Seu vendedor sabe identificar e sanar as necessidades do seu cliente?
Quantos clientes você tem perdido para o seu concorrente por falta de preparado?

Pense nisso!! Até a próxima!


domingo, 10 de julho de 2011

Excelência no Atendimento

Caros blogueiros, é com imensa satisfação que venho falar do meu assunto preferido:

Excelência no Atendimento ao Cliente.

Um dos temas mais falados, e mais explorados é a satisfação dos clientes, existem muitas palestras, muitos cursos, se digitarmos no google, aparece infinidades sobre o assunto, o engraçado, é que na prática não presenciamos isso, não falo do geral, sempre temos exceções.

Uma dessas exceções aconteceu hoje na loja de um amigo, que nos atendeu muito bem, ele é gerente da TNG de Maringá, fui com uma amiga apenas para ela olhar um casaco, enfim, além dele fazer os famosos sete passos de vendas, que todos os vendedores com o mínimo de treinamento conhecem, ele foi extremamente cortês, nos atendendo com atenção do início ao fim, ou seja, gastamos mais do que devíamos, mas ele com certeza atingiu seu objetivo, e nós saímos muito satisfeitas. Parabéns Michel!!

Segue um vídeo de um palestrante muito conhecido Daniel Godri, www.godri.om.br, vale a pena conferir.



quarta-feira, 6 de julho de 2011

Para entender um pouco do merchandising visual!!!

Olá pessoal...

Segue um vídeo bem bacana com algumas lojas com e sem VM, é bem interessante para que possamos perceber o quão importante é essa ferramenta tão simples e tão pouco utilizada.

Ssenhores lojistas invistam no VM em sua loja!!!




E então o que acharam? Dê sua opinião aqui no blog.

Até a próxima!!

domingo, 3 de julho de 2011

Não falar a palavra Não.

Boa tarde a todos!!!

Hoje vamos passar uma estratégia de vendas, que acaba sendo até engraçada, segue a dica da Alessandra Tortelli consultora da Imaginarium do sul do país.

                                   - Não falar a palavra NÃO!!

Muitos clientes entram em nossa loja procurando um produto específico, como: presente para formatura, lembrança da cidade, porta isso, porta aquilo, o mais comum é o cliente ouvir: - não temos! -  Neste caso o vendedor pode perder a sua vez no atendimento, perder a oportunidade de vender, ou quando não o vendedor indicar uma loja que possua o produto levando o cliente para a concorrência, isso é terrível!!!!
O objetivo dessa regra é instigar o vendedor a pensar na pergunta e adequar os produtos que possuímos na loja a necessidade do cliente ou que substitua, iniciando assim o atendimento.
Citei acima que essa regra, se torna engraçada, por que na loja que trabalhamos, quando essa "regra" foi implantada, uma vendedora ficava policiando a outra, e as "manobras" utilizadas para não falar não, resultavam em boas risadas, hoje já se tornou um hábito e conseguimos tirar de letra.

Boa sorte a todos e depois nos contem os resultados!!! Até a próxima!


quinta-feira, 30 de junho de 2011

O que só a internet tem...

Que na internet há de tudo, isso a gente já sabe a muito tempo. Mas quanto mais a gente navega mais encontramos sites, blogs e perfis diferentes e criativos. Eu tenho aqui no Meus Favoritos vários destes, que para mim, são os mais bacanas. Funciona como uma lista dos sites que eu entro sempre para ver as novidades e produtos. E a partir de hoje nós vamos começar a dividir esta seleção aqui no blog, comentando inclusive os produtos mais desejados.

Como a primeira impressão é a que fica...

O site que escolhemos é o Alice Disse quando se entra no site a impressão é de que todos os detalhes foram pensados cuidadosamente, tudo muito harmônico e criativo, com a magia e encantamento de "Alice no País das Maravilhas", ou vai dizer que você, mesmo já conhecendo a história, não lotou os cinemas no ano passado para ver a versão de Tim Burton?  Nós assitimos com certeza!!!

Entre os produtos da loja selecionamos:



Caneca Alice Disse dá até vontade de tomar um chocolate quente neste friozinho...

Os chinelos lindos.


E o colar super fofo Alice Disse.


Se você gostou destas dicas e conhece outras lojas interessantes dê sua sugestão nos comentários.

Até amanhã!!!!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Vamos organizar a casa???

Boa noite!!!
A postagem de hoje é muito bacana!
O vídeo a seguir mostra na prática um pouco do que é o trabalho de Visual Merchandising.
O mais fascinante é perceber que o VM pode ser aplicado em tudo, desde lojas dos mais luxuosos shoppings até em bancas de frutas nas feiras espalhadas pela cidade. Vale a pena conferir!!



O profissional responsável pelo vídeo é o Carlos Eduardo Peçanha, segue o blog dele para quem tiver mais interesse em seu trabalho: http://coordenando.wordpress.com/

terça-feira, 28 de junho de 2011

Tá muito frio aí? Para esquentar... Observar e Aprender!

"Cineminha com o maridão e depois do cinema entramos em um loja de materiais esportivos. Meu marido queria uma camiseta tipo dry fit aquelas que são mais justas e que atletas utilizam no inverno. A vendedora tentou ser simpática e era visível que ela estava trabalhando na loja a poucos dias, até aí tudo bem. Quando ela começou a procurar trêmula nas latinhas uma outra funcionária tentou ajudar. Aí que piorou tudo. As duas começaram a discutir na nossa frente uma dizia que não tinha o produto e a outra dizia que tinha, a impressão era que nós (clientes) nem estávamos ali. Quando meu marido tentou explicar, novamente, o que ele queria elas nem ouviram e continuaram a discutir... Resultado: ela nos mostrou tudo, menos o que queríamos e saímos da loja sem levar nada e super insatisfeitos."

 É mais que normal nos primeiros dias o vendedor ficar nervoso, o que não pode é não conhecer os produtos, não ouvir o cliente e o mais absurdo e inadmissível dois funcionários discutirem enquanto os clientes esperam ser atendidos. Cabe ao gerente ou responsável observar, orientar e até advertir os funcionários nestes casos.

Se você tem um exemplo de bom ou mau atendimento compartilhe com a gente!
Até a próxima!!

domingo, 26 de junho de 2011

Entre Tangos e lojas.

Uma ótima noite a todos, acredito que a mais fria do ano até agora...Como a Cinthinha citou acima, estivemos na semana passada em Buenos Aires. Entre os tangos, vinhos e futebol, houve espaço e curiosidade pra conhecermos o comércio local, que como muitos sabem é famoso entre os turistas. Como nosso principal objetivo é destacar a atitude do comércio em geral, segue algumas fotos e exemplos que percebemos em nossos vizinhos, cujo atendimento e organização das lojas fica muito aquém do que falaremos nos posts deste blog.

Grandes marcas, consumidores com sede de gastar, e, cadê as vendas???

Lá não são vendedores que vendem mas sim os clientes que compram, talvez pelo alto fluxo de consumidores, os clientes não passam de turistas que só enchem o saco. Os vendedores que sacavam que tais turistas eram clientes em potencial estavam feitos. Uma dessas vendedoras atendia na loja da foto abaixo, uma loja simples com a exposição de seus produtos extremamente confusa e que não chamava a atenção de quem passava pela calçada.



A Vendedora nos atendeu muito bem, com cortesia, sorriso e cordialidade, atingindo assim o objetivo principal de qualquer vendedor. SATISFAZER SEU CLIENTE E EFETUAR A VENDA.

Podemos perceber por outro lado como funcionam a maioria das franquias. O Visual Merchandising (VM) é sempre impecável, atraindo assim mais clientes para o interior da loja. Isso não significa que esses clientes se transformarão em consumidores, pois, pelo que percebemos em algumas lojas visitadas, o atendimento era tão ruim que os clientes saiam sem nem sequer serem atendidos.






O que pretendemos dizer com isso é: de nada adianta uma excelente equipe de vendas se o VM da loja não ajudar a atrair o cliente; pior ainda, é se o VM levar o cliente até sua loja e a equipe de vendas não for preparada o suficiente para entender e satisfazer as necessidades do cliente.


Sua opinião sobre o assunto será bem vinda.

Senhoras e Senhores com vocês o Coisas de Loja...

É com muita alegria, ansiedade, satisfação, medo e felicidade que nós inauguramos este blog. A idéia aqui é compartilhar dicas, fotos, matérias, tudo sobre o mundo do varejo. Do visual merchandising ao fechamento de vendas, das inovações tecnológicas as vitrines mais ousadas. Um passeio fascinante neste mundo que envolve desde os estilistas mais famosos aos vendedores mais agressivos. Você está convidado. Vem com a gente!!

E não podíamos começar de melhor forma. Entre passeios, tangos e vinhos fizemos algumas fotos e registramos a quantas anda o varejo nos nossos vizinhos argentinos.

É com você Laisa Catarina: